8 dicas para melhorar suas campanhas de SMS Marketing.

Já falamos em outro artigo desse blog sobre as diversas vantagens das campanhas de SMS Marketing e sobre como utilizá-las para fidelizar clientes: Como usar o SMS Marketing para fidelizar clientes?

Mas para que as ações sejam realmente eficientes e convertam-se em negócios é preciso tomar alguns cuidados, como utilizar a linguagem adequada, avaliar a frequência de envio e definir os horários dos disparos. Por isso, desta vez separamos 8 dicas para ajudar a sua empresa a melhorar as campanhas de SMS Marketing. Confira!

#1 Descubra o perfil do público e ajuste a linguagem

Quanto mais informações a sua empresa reunir sobre o perfil do cliente, mais direcionada e assertiva será a abordagem de comunicação – e consequentemente maior será o impacto nas vendas. Se a estratégia for atingir jovens, por exemplo, a linguagem deverá ser mais informal e antenada, utilizando gírias e assuntos da atualidade para promover identificação e oferecer soluções específicas aos problemas desse público. Já para clientes corporativos (B2B), deve-se priorizar uma abordagem formal e profissional, com textos curtos e objetivos.

#2 Planejamento e Segmentação

Defina os objetivos que sua empresa deseja alcançar com a ferramenta e elabore diferentes estratégias para chegar lá. Se a ideia for aumentar as vendas, por exemplo, envie SMS com promoções, cupons de desconto e divulgação de novos produtos e serviços. Já para estreitar o relacionamento, faça contato com o cliente em cada etapa do funil de vendas agradecendo pela fidelidade à sua marca. Pode-se enviar mensagens agradecendo pelo cadastro realizado na internet ou contendo informações sobre o status da compra (pagamento, envio do produto, etc) e do contato com o SAC, entre outros.

#3 Comunicação Personalizada

Para melhorar a experiência do cliente e estimular o interesse e a confiança pela sua marca, é importante fazer com que cada destinatário se sinta especial e exclusivo. Afinal, o interesse é muito maior quando a mensagem parece ter sido escrita diretamente para uma pessoa do que quando aparenta ser um spam. Por isso, invista em tratamento personalizado: insira o nome da pessoa na mensagem, utilize uma linguagem próxima e ofereça ajuda ou suporte.

#4 Frequência na medida certa

Um motivo que costuma atrapalhar o sucesso das campanhas é a frequência errada de envios. Se for pouca, o cliente ou prospect pode ser abordado pelo concorrente. No entanto, ao receber muitas mensagens, os destinatários sentem-se invadidos e a ação gera aversão, afetando negativamente a imagem da empresa.

Para evitar problemas, estabeleça um cronograma de conteúdo e de frequência de disparos. E se o seu tipo de negócio permitir, faça enquetes ou busque pelo feedback dos consumidores para saber como avaliam a comunicação. O retorno do usuário é muito importante para ajustar a interação entre empresa e cliente.

#5 Disparos somente em horário comercial

Mesmo com a frequência adequada, nenhum consumidor gosta de ser acordado durante a madrugada ou nos finais de semana com SMS promocional. Por isso, deve-se evitar os horários de descanso e limitar os envios ao período comercial (8h às 19h), quando as pessoas estão mais abertas a contatos. Jamais programe envios após as 21h e antes das 7h.

#6 Revisão ortográfica

Tenha muita atenção quanto à grafia dos textos, pois erros de digitação pegam mal para a imagem da empresa e transmitem falta de profissionalismo e desleixo. Com exceção dos casos pensados para criar aproximação com o público, como utilizar “vc” ao invés de “você” e outras gírias da internet, a revisão ortográfica deve ser formal, e antes de aprovar um disparo, confira cada palavra, acento e a pontuação utilizada.

#7 Identifique-se

Um erro comum e que deve ser evitado ao máximo é esquecer de identificar-se. Quando o destinatário recebe e abre uma mensagem, ele precisa saber de forma rápida e clara quem está enviando.

#8 Descadastramento

De acordo com orientação da Anatel, toda mensagem de SMS Marketing deve oferecer ao usuário a possibilidade de descadastramento (Opt-out). Essa prática é fundamental para criar relacionamentos duradouros, pois o objetivo de qualquer ação de SMS é conquistar e fidelizar o cliente, e não irritá-lo.

Os comentários estão encerrados.