Como usar o SMS Marketing para fidelizar clientes?

Sabe-se que o menor caminho entre duas pessoas é a conversa, e é por isso os serviços de telemarketing continuam crescendo no país. Porém, nem sempre o cliente está disposto a dialogar naquele momento ou está disponível para atender o telefone.

Por isso, o uso da mensagem de celular (SMS) para envio de textos e campanhas de marketing é uma solução moderna e eficiente para melhorar o relacionamento da sua empresa com clientes e prospects e estimular o engajamento.

O SMS Marketing é mesmo efetivo?

SMS Marketing é uma estratégia de Mobile Marketing que utiliza o envio de mensagens de texto (SMS) para celulares como forma de estimular o relacionamento entre cliente e empresa. É uma forma rápida e direta de comunicar-se, pois o tempo médio para leitura é de 1 a 3 minutos, atendendo as necessidades do consumidor moderno. É também compatível com todos os aparelhos e não necessita de conexão online para funcionar.

O uso de SMSs tem um potencial enorme e crescente, pois já existem mais celulares no Brasil do que pessoas. De acordo com a Anatel, em junho de 2017 haviam cerca de 242 milhões de aparelhos no país, frente a pouco mais de 207,78 milhões de habitantes no mesmo período. Isso não quer dizer que todo cidadão possua um celular, mas indica que a maioria possui e que muitas pessoas detêm mais de um.

Outro dado interessante é que em 2017 62% dos brasileiros possuem smartphones e utilizam-no mais do que os computadores para acessar a internet. Ou seja, o telefone está sempre em mãos ou por perto.

O SMS marketing é também uma solução de baixo custo, principalmente se comparado com outras estratégias e canais de comunicação, como a publicidade tradicional. Além disso, oferece um alto Retorno sobre o Investimento (ROI), pois mais de 95% das mensagens são abertas e mais de 20% são respondidas pelo consumidor. Essas métricas indicam que campanhas de SMS atingem uma boa e exitosa relação entre custo/benefício e efetividade.

Como usar o SMS Marketing?

Um dos usos mais frequentemente associados ao SMS marketing é o de vendas, como ocorre com o envio de avisos de descontos, ofertas em datas comemorativas, lançamentos de coleção, promoções e envio de códigos para compras no e-commerce.

Mas a ferramenta tem outras funções que ultrapassam a propaganda direta e que podem ser utilizadas para melhorar o relacionamento do seu negócio com os clientes, como mensagens para confirmar o agendamento de consultas ou de visitas técnicas, informar sobre atualizações ou mudanças em produtos e serviços, apoiar o SAC da empresa, fornecer números e atualizações de protocolos de atendimento, informar sobre faturas e pagamentos, notificar sobre o envio de produtos, etc.

Para que a estratégia tenha sucesso, é preciso contar com uma lista acertada de telefones. No caso de estratégias de venda, trabalhe para que o seu banco de dados seja preenchido por contatos com o perfil correto de consumidor dos seus produtos e serviços, e no caso de clientes e relacionamento, garante atualização e higienização da lista.

Além disso, existem algumas dicas de boas práticas para garantir uma melhor recepção das campanhas. Em primeiro lugar, o consumidor deve estar apto a cancelar os recebimentos de SMS (Opt-out) caso não tenha interesse em recebê-los – e a empresa deve assegurar que o cancelamento seja realizado.

Também é fundamental evitar disparos durante a madrugada ou nos domingos e feriados, que são períodos de descanso. Nos dias úteis deve-se priorizar os envios entre 8h da manhã e 21h da noite e nos sábados entre às 10h e às 16h. Ademais, o texto precisa identificar claramente a empresa (remetente) que está enviando a comunicação, para que o cliente perceba sem dificuldades quem está enviado a informação.

Como o próprio nome diz, essas são boas práticas e não leis ou obrigações específicas. Porém, segui-las é uma forma de priorizar o cliente e agregar valor à empresa em termos de imagem.

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