Dicas para despertar interesse pelo seu e-mail marketing e vender mais.

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas do marketing digital para melhorar o relacionamento entre empresas e clientes e também gerar novos negócios. Justamente por ser tão eficiente (ROI superior a 3000%) muitos empreendimentos já investem nele. Por isso, nesse artigo vamos dar algumas dicas para você diferenciar-se da concorrência, despertar o interesse do consumidor e vender mais com essa ferramenta.

Como escolher o título do e-mail

Para fisgar a atenção dos destinatários, a grande estrela é o título do e-mail. Afinal, pouco adianta criar um layout bonito, oferecer conteúdo interessante e informações exclusivas se quem recebe não tem interesse em abrir a mensagem.

Como o interesse resulta de benefícios curiosidade, para atrair o consumidor deve-se dedicar muito tempo e capital criativo na escolha do assunto, mantendo uma média de 20 a 40 caracteres. Além disso, é fundamental fugir de um único padrão para seus e-mails, buscando, ao invés disso, variar os estilos. Também recomenda-se realizar testes com diferentes formatos para mensurar resultados e melhorar a comunicação com sua audiência.

Uma abordagem recomendável é ser direto no título, mostrando para o usuário exatamente o que ele irá encontrar, como por exemplo: “Presentes incríveis para o dia dos namorados”, “Melhores destinos para a sua família no Caribe” e “MBA em gestão de projetos – curso presencial”. Quantificar o conteúdo também é bem visto, pois facilita a leitura: “4 aplicativos para melhorar o rendimento”, “8 dicas para vender mais” e “15 looks para o feriado”.

Outras chamadas bem sucedidas são aquelas que provocam a curiosidade do remetente com perguntas (“Sofre com enxaqueca?”, “Quer gerar mais leads sem gastar?”, “Você sabe como os milionários pensam?”) ou que utilizam o senso de urgência (“Novidades on sale!”, “Últimas vagas para o curso de agosto”, “30% OFF até domingo – todo o site” ou “Último dia da pré-venda com desconto”). E se o seu público ou produto permitir, use emojis e fuja do comum.

Existem algumas palavras que costumam atrair a atenção do leitor, mas por serem muito utilizadas podem parar na caixa de Spam, tais como grátis, crédito, oferta, confira, LETRAS MAIÚSCULAS, entre outras. Elas até podem ser utilizadas, mas é recomendável avaliar a taxa de abertura para entender se realmente estão chegando às pessoas ou se param nos filtros.

Conteúdo e estratégias a hora de enviar o e-mail

Ao planejar os envios do e-mail marketing da sua empresa, pense em variar o tipo de conteúdo oferecido, mesclando disparos sobre novidades do setor com outros contendo dicas de entretenimento e cultura, notícias interessantes, novos serviços e ofertas, e-books e webinars, etc.

E quando escrever o texto busque personalizar a comunicação e criar a sensação de uma conversa com o leitor. Nesse sentido, remetentes com nomes reais geram maior confiança e empatia do que remetentes aleatórios (adrianaguimaraes@suaempresa.com.br tem mais impacto do que comercial@suaempresa.com.br), assim como chamar o destinatário pelo nome (“Olá Maria, tudo bem com você?”).

Em termos técnicos, é importante criar um formato multiplataforma para o seu e-mail marketing. Atualmente o mercado mobile está em crescimento e o número de acessos à internet via smartphones e tablets já é maior do que o acesso via computador. Por isso, se o seu layout não adaptar-se às diversas plataformas, você irá perder oportunidades de negócio.

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